top of page

O que é o nosso Matchmaking de Startups?


 

Já falamos por aqui sobre o que é uma startup mas se você ainda não está por dentro do assunto, confira o conteúdo em nosso blog.


Matchmaking é um termo muito comum no mundo dos jogos online e pode ser traduzido a grosso modo como "organizador de partidas", que é basicamente um sistema responsável por escolher quais jogadores farão parte de uma partida de acordo com alguns critérios.


Mas e o que é o Matchmaking de Startups?


Seguindo a lógica dos jogos, em um matchmaking de startups nós também escolhemos quais 'jogadores' farão parte do nosso jogo, mas dessa vez os jogadores são as startups e os especialistas da nossa empresa e o jogo é um evento de conexão entre esses dois mundos, com o intuito de resolver problemas relevantes para alavancar a inovação e abrir mercado para as startups.


"É uma forma de estimular a cultura da inovação, e de um mindset ágil nas organizações. Isso permite, aliás, estabelecer uma cultura de prototipagem permitindo testes rápidos de novos processos, produtos e serviços." Haze Shift - Consultoria de inovação.

Para conectar startups com empresas como a nossa, podemos adotar algumas metodologias ou estruturar um processo que se encaixe com a nossa realidade.


O Matchmaking une as startups às empresas em troca de relacionamento, funding ou evoluções de produtos ou serviços. Isso garante que ambas as partes estejam se beneficiando dessa transação.


Vou contar para você como é o processo que utilizamos em nossa empresa.

Para iniciar tudo isso:


  1. Inicialmente nós realizamos um processo de mapeamento de desafios, onde levantamos e priorizamos alguns desafios estratégicos que podem ou não ser solucionados por startups;

  2. Após o mapeamento, nós passamos por um processo que chamamos de 'Hunting de Startups' onde fomos, literalmente, caçar startups para nos ajudar. Nessa caça, buscamos em diversas bases online e para facilitar nossa vida, definimos alguns critérios de busca, filtrando por grupos que façam sentido para os desafios mapeados.

  3. Após a busca, realizamos uma curadoria para refinar ainda mais nossa lista de startups. Nesta etapa fomos os 'Stalkers das Startups', vasculhando a internet sobre tudo o que havia relacionada a elas.

  4. Com a nossa lista de startups prontinha, iniciamos o processo de convite para o nosso evento de Matchmaking, aonde as Startups realizarão pitchs (apresentações objetivas sobre as suas soluções) e nós tiraremos todas as dúvidas possíveis.



Um dos principais objetivos deste processo para a nossa companhia, é gerar engajamento entre os departamentos e conexões com startups, incentivar a criação de ideias para fomentar a inovação e por consequência otimizar processos buscando melhor eficiência e qualidade, além de claro, promover a Inovação Aberta.


194 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page